ela Responde

Perder a virgindade muito novo pode ser prejudicial?

A idade da primeira relação sexual (sexarca) tem implicações importantes para a saúde dos adolescentes.

As meninas que iniciam relações sexuais com 12, 13 ou 14 anos têm mais risco de apresentar sintomas depressivos, autoestima rebaixada por distorção da autoimagem e arrependimento por ter tido relação com aquele parceiro.

Muitas vezes, elas têm relação por pressão do parceiro ou por impulso, e por não ter sido escolha própria, há arrependimento, que pode trazer desilusão, tristeza e levar à depressão. Nessa idade as meninas ainda não usam um método anticoncepcional seguro, têm relações sexuais sem contracepção ou quando usam, o fazem de forma irregular.

O resultado é uma gravidez precoce e sem planejamento, o que provoca perda de oportunidades 22 O que os adolescentes querem saber sobre sexualidade? 99 perguntas Lara LA, Arruda EP na formação e na vida profi ssional por ter que dedicar-se ao fi lho. Com o amadurecimento, a mulher percebe o quanto a vida dela poderia ter sido diferente se não tivesse queimado etapas. Então podem aparecer os sintomas depressivos. Outro problema é que grande parte dessas adolescentes não utiliza camisinha na relação sexual.

Além do risco de engravidar, elas têm mais risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis e apresentar lesões precursoras do câncer do colo uterino.

 

FICA A DICA: meninas não deveriam ter relação sexual antes dos 16 anos. Com essa idade já estão mais maduras e podem escolher ter relação ou não, e escolher a pessoa com quem querem ter a relação sexual.(48) Os meninos que começam a vida sexual muito cedo também podem ter problemas. Se o menino ficar ansioso na hora da relação, pode ter ejaculação precoce ou perder a ereção e isso pode deixá-lo inseguro com seu desempenho na vida sexual por um período ou para sempre.