Doença que fragiliza os ossos atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, mas tem prevenção.
Por Adriana Orcesi Pedro*
A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da quantidade e da qualidade do osso, e tem como consequência mais grave a ocorrência de fraturas por fragilidade, particularmente no antebraço, coluna e no quadril.
Segundo estimativas da Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation – IOF), aproximadamente 200 milhões de pessoas no mundo e cerca de 10 milhões no Brasil estejam afetadas pela osteoporose. Estima-se que a cada três segundos ocorra uma fratura decorrente da osteoporose, totalizando aproximadamente 9 milhões de fraturas anualmente no mundo.
Além da sua alta prevalência, as fraturas por fragilidade óssea podem causar incapacidade física, perda da autonomia e independência e até a morte, além de encargos que afetam tanto o indivíduo quanto a sua família, a comunidade e sistemas de saúde.
Durante o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Osteoporose, 20 de outubro, os defensores da saúde óssea chamam a atenção para as necessidades da prevenção desta doença e para a importância de hábitos de vida saudáveis ao longo da vida a fim de evitar a perda a óssea e prevenir a osteoporose.
Existem vários fatores de risco que contribuem para a ocorrência da osteoporose. Dessa forma, preocupada com o cenário da osteoporose no mundo, a IOF criou uma ferramenta on-line para ajudar a população a conhecer os fatores de risco que podem predispor ao surgimento da doença – o questionário de Verificação de Risco de Osteoporose.
Trata-se de um rápido e dinâmico questionário programado para combinar diferentes marcadores biológicos e de hábitos de vida, a fim de alertar os indivíduos sobre os riscos para osteoporose e necessidade de buscar orientação médica. É uma ferramenta autoaplicável para ser respondida online. O resultado chega por e-mail e o paciente pode imprimi-lo e levá-lo ao seu médico para obter informações sobre diagnóstico, prevenção e tratamento.
Acesse pelo link: https://riskcheck.osteoporosis.foundation/pt
Sobre o Dia Mundial da Osteoporose
Neste mês de conscientização sobre a osteoporose e seus riscos, a FEBRASGO em conjunto com a IOF, disponibilizou materiais informativos para a que você aprenda mais sobre esta doença que é considerada a epidemia silenciosa do século.
Você terá acesso as orientações sobre a osteoporose e seus fatores de risco, como preveni-la, além de informação sobre uma alimentação com nutrientes importantes para a saúde óssea, nutrição após fratura, recomendações de atividade física, prevenção de quedas e até um manual de orientação para os cuidadores de pacientes com osteoporose.
Você pode acessar todo este material, clicando aqui.
Dra. Adriana Orcesi Pedro é ginecologista e presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Osteoporose da FEBRASGO