Cinco cuidados essenciais para tratar os sintomas da menopausa

por Feito para Ela

Por Letícia Martins, jornalista com foco em saúde

Viva a sua menopausa! À primeira vista, essa afirmação parece estranha e extremamente otimista, uma vez que muitas pessoas encaram a menopausa como o fim da vida ou uma fase cheia de dores, tristeza e angústia. Porém, a menopausa não precisa ser assim!

É verdade que a menopausa traz alguns desafios para a saúde feminina, mas, com informação correta, acompanhamento médico e tratamento adequado, é possível lidar com essa fase de forma saudável e podendo realizar muitos sonhos e projetos. Para entender isso, vamos esclarecer o que é a menopausa, quais são os seus sintomas principais e os cuidados importantes nesse período.

A menopausa é a última menstruação, que ocorre de forma espontânea, sem intervenções médicas, marcando o fim da capacidade reprodutiva da mulher. Ela acontece em média aos 51 anos, sendo que 90% das mulheres passam por esse período entre 45 e 55 anos de idade. Para saber se entrou na pós-menopausa, a mulher deve estar há 12 meses consecutivos sem menstruar, ou seja, a menopausa não acontece de repente.

“A perimenopausa é a fase de transição que ocorre antes da menopausa, por volta dos 40 a 45 anos. Nessa fase, os níveis de estrogênio e progesterona começam a flutuar, podendo provocar sintomas, como fogachos (ondas de calor), alterações de humor, insônia, perda da concentração, entre outros”, explica a ginecologista Lucia Costa Paiva, presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) em Climatério da Febrasgo.

A boa notícia é que existe tratamento para esses sintomas. A presidente da CNE em Climatério da Febrasgo destaca quais são eles:

Mudanças no estilo de vida

É hora de abandonar hábitos nocivos como o fumo e o sedentarismo e priorizar hábitos saudáveis e cuidando do seu bem-estar.

Medidas nutricionais

Ter uma alimentação saudável com alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, verduras verde-escuras, peixes e grãos, é essencial para aliviar os sintomas da menopausa.

Prática de exercícios físicos

Musculação, caminhada, exercícios com pesos e exercícios para equilíbrio são muito importantes para saúde dos ossos, do coração e da mente.

Terapia hormonal

A reposição hormonal com estrogênio é atualmente indicada para o tratamento dos sintomas da menopausa, principalmente os fogachos. Ela deve ser individualizada de acordo com os riscos e benefícios de cada mulher.

Informação de qualidade

Essa última dica não configura um tratamento médico, mas, sim, um cuidado que todos devemos ter quando o assunto é saúde. Buscar informação em fontes confiáveis pode ajudar as mulheres a passarem pela menopausa com mais tranquilidade, sem sustos, terrorismo ou alardes falsos. Converse com seu ginecologista!

Gostou deste conteúdo? O site e os canais do Feito Para Ela estão recheados de conteúdo sobre como lidar melhor com a menopausa. Acompanhe!

Inscreva-se para receber os conteúdos mais importantes sobre saúde da mulher, bem-estar, empreendedorismo, carreira e muito mais!