Perimenopausa: quando começar a reposição hormonal?

por Feito para Ela

Por Letícia Martins, jornalista com foco em saúde

A perimenopausa é a fase de transição que ocorre antes da menopausa, por volta dos 40 a 45 anos. Nesse período, os níveis de dois hormônios femininos – estrogênio e progesterona – começam a flutuar, provocando vários sintomas temidos pelas mulheres, entre eles, os fogachos, que são ondas de calor, alterações de humor, insônia, perda da concentração, diminuição da libido, entre outros.

“Nos principais consensos médicos nacionais e internacionais, a terapia de reposição hormonal está indicada para alívio desses sintomas e para prevenção da perda de massa óssea, diminuindo o risco de osteoporose. Além disso, ela ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares”, aponta a ginecologista Lucia Costa Paiva, presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) em Climatério da Febrasgo.

De acordo com a médica, a mulher não precisa esperar entrar na menopausa, isto é, estar há 12 meses sem menstruar, para começar esse tratamento. “A reposição hormonal pode ser iniciada na perimenopausa quando os sintomas estiverem presentes e afetando o bem-estar da mulher, e precisa ser individualizada de acordo com os riscos e necessidades de cada uma”, afirma.

Mas antes de começar qualquer tratamento médico, é fundamental consultar o ginecologista para avaliar os riscos e benefícios para a saúde.

Para finalizar, a Dra. Lucia destaca que o tratamento da menopausa não é apenas usar terapia de reposição hormonal. “Ele envolve medidas nutricionais, prática de atividade física, cuidados com a saúde do corpo e da mente”.

Gostou deste conteúdo? O site e os canais do Feito Para Ela estão recheados de conteúdo sobre como lidar melhor com a menopausa. Acompanhe!

Inscreva-se para receber os conteúdos mais importantes sobre saúde da mulher, bem-estar, empreendedorismo, carreira e muito mais!