Como se prevenir da osteoporose na pós-menopausa?

por Feito para Ela

Por Letícia Martins, jornalista com foco em saúde

As mulheres na menopausa podem enfrentar uma variedade de desafios, como mudanças de humor, problemas de memória, ansiedade, depressão, problemas vaginais e osteoporose.

Isso acontece porque no climatério, fase de transição entre o período reprodutivo para o não-reprodutivo, ocorre a queda do estrogênio, principal hormônio produzido pelo corpo feminino. Essa produção hormonal diminui com o passar dos anos, cessando de vez após a menopausa.

A ginecologista Lucia Costa Paiva, presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) em Climatério da Febrasgo, explica que a falta do estrogênio leva à diminuição do cálcio dos ossos e ao aparecimento da osteoporose em 20% a 30% das mulheres, aumentando a probabilidade de fraturas e a morte.

Por isso, alguns cuidados são fundamentais para evitar a perda de massa óssea nas mulheres climatéricas e, consequentemente, a osteoporose:

  • Cuide da sua alimentação ingerindo alimentos ricos em cálcio como leite, queijos, iogurte, verduras de folhas escuras, grãos e peixes;
    • Procure ter uma ingestão de boas quantidades de proteína diariamente para ajudar a manter sua saúde muscular;
    • Pratique atividade física regularmente, principalmente musculação, corrida, caminhada e exercícios que melhorem o seu equilíbrio, afim de evitar quedas;
    • Converse com seu ginecologista para a avaliar a necessidade de suplementação de cálcio e vitamina D.

    Gostou deste conteúdo? Em homenagem ao dia da Mulher (8 de março), o site e os canais do Feito Para Ela estão recheados de conteúdo sobre como lidar melhor com a menopausa. Acompanhe!

    Inscreva-se para receber os conteúdos mais importantes sobre saúde da mulher, bem-estar, empreendedorismo, carreira e muito mais!