A cada 3 segundos, uma pessoa sofre fratura decorrente da osteoporose, doença que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. Saiba como evitar.
Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde
Imagine fraturar o antebraço, a coluna ou o quadril e ficar dias, meses ou até anos sem conseguir trabalhar, andar ou fazer as atividades do cotidiano? Um grande transtorno, não é mesmo?
Estima-se que a cada três segundos ocorra uma fratura decorrente da osteoporose no mundo, doença caracterizada pela redução da quantidade e da qualidade do osso, que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e 10 milhões no Brasil,segundo estimativas da Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation – IOF).
O problema é que muitas pessoas não sabem que têm osteoporose e não apresentam nenhum sinal ou sintoma até sofrerem uma fratura. Por este motivo, ela é frequentemente chamada de doença silenciosa.
“Além da alta prevalência da osteoporose, as fraturas por fragilidade óssea podem causar incapacidade física, perda da autonomia e independência e até a morte. Atualmente, com o envelhecimento da população, é fundamental cuidar da saúde óssea e prevenir a osteoporose, pois os encargos dessa doença são altos tanto para o indivíduo quanto para a sua família, comunidade e sistemas de saúde”, afirma a ginecologista a Dra. Adriana Orcesi Pedro, presidente da Comissão Nacional Especializada em Osteoporose da FEBRASGO.
Osteoporose atinge mais as mulheres
A osteoporose afeta homens e mulheres, mas a população feminina é a mais atingida, principalmente após a menopausa, período em que ocorre a redução da produção do estrogênio, hormônio importante para a saúde óssea. Para conscientizar a população sobre o assunto e as formas de prevenção da osteoporose, foi instituído o Dia Mundial da Osteoporose em 20 de outubro e várias ações são realizadas neste mês para disseminar informação.
Adotar um estilo de vida saudável é o melhor caminho para prevenir a perda óssea e consequentemente a osteoporose.
Confira 5 medidas importantes para cuidar dos ossos após os 50 anos, destacadas no site do Dia Mundial da Osteoporose.
- Faça exercícios com peso regularmente para fortaleceros músculos e treinar o equilíbrio.
- Tenha uma alimentação rica em nutrientes saudáveis para os ossos, como cálcio, vitamina D e proteína.
- Evite hábitos nocivos para a saúde, como fumar e tomar bebidas alcoólicas em excesso.
- Previna-se contra quedas. Saiba mais aqui.
- Descubra se você tem fatores de risco para a osteoporose e converse com seu médico sobre o assunto.
Na cartilha “Ossos fortes fazem mulheres mais fortes”, você encontra informações sobre cada umas dessas medidas, com dicas para aplicar no seu dia a dia.
A cartilha foi elaborada pela IOF e traduzida para o português. Acesse aqui.