Por Letícia Martins, jornalista com foco em saúde
As mulheres na menopausa podem enfrentar uma variedade de desafios, como mudanças de humor, problemas de memória, ansiedade, depressão, problemas vaginais e osteoporose.
Isso acontece porque no climatério, fase de transição entre o período reprodutivo para o não-reprodutivo, ocorre a queda do estrogênio, principal hormônio produzido pelo corpo feminino. Essa produção hormonal diminui com o passar dos anos, cessando de vez após a menopausa.

A ginecologista Lucia Costa Paiva, presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) em Climatério da Febrasgo, explica que a falta do estrogênio leva à diminuição do cálcio dos ossos e ao aparecimento da osteoporose em 20% a 30% das mulheres, aumentando a probabilidade de fraturas e a morte.
Por isso, alguns cuidados são fundamentais para evitar a perda de massa óssea nas mulheres climatéricas e, consequentemente, a osteoporose:
- Cuide da sua alimentação ingerindo alimentos ricos em cálcio como leite, queijos, iogurte, verduras de folhas escuras, grãos e peixes;
- Procure ter uma ingestão de boas quantidades de proteína diariamente para ajudar a manter sua saúde muscular;
- Pratique atividade física regularmente, principalmente musculação, corrida, caminhada e exercícios que melhorem o seu equilíbrio, afim de evitar quedas;
- Converse com seu ginecologista para a avaliar a necessidade de suplementação de cálcio e vitamina D.
Gostou deste conteúdo? Em homenagem ao dia da Mulher (8 de março), o site e os canais do Feito Para Ela estão recheados de conteúdo sobre como lidar melhor com a menopausa. Acompanhe!