Dúvidas, curiosidades e até um teste de perguntas e respostas vão te ajudar a entender melhor essa fase. E acredite: não é um bicho-de-sete-cabeças!
Por Letícia Martins, jornalista com foco em saúde
São muitos os mistérios que cercam o assunto ‘primeira menstruação’ e, assim como tantos tópicos na vida de uma mulher, esse também tem certos tabus e mitos. Apesar disso, a menarca, nome para a primeira menstruação, é um marco na vida de toda menina, e merece ser comemorada, afinal, a presença dela é sinônimo de que tudo vai bem no organismo.
“A menarca é a primeira menstruação e pode ocorrer entre 9 e 15 anos. A média de idade da menarca é de 12,2 anos e pode variar de acordo com etnia, raça e índice de massa corporal”, explica a Dra. Camila de Carvalho, ginecologista e membro da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Infantopuberal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
A puberdade é caracterizada pelo surgimento dos caracteres sexuais secundários, como o crescimento das mamas e o surgimento de pelos pubianos, além do estirão do crescimento. Se ocorrer antes dos 8 anos, é considerada precoce. A menarca costuma ocorrer após 2 a 3 anos após o surgimento desses caracteres, logo, o sinal de alerta para a puberdade precoce deve ser o desenvolvimento das mamas, o crescimento de pelos e o estirão de crescimento.
“Se isso acontecer, a avaliação inicial pode ser feita pelo ginecologista e/ou pediatra, mas o acompanhamento deve ser multidisciplinar com esses profissionais e com um endocrinologista pediátrico”, esclarece a Dra. Camila.
Duração X quantidade do ciclo menstrual
Os ciclos menstruais variam consideravelmente durante os primeiros anos após a menarca, devido às irregularidades na ovulação. Por isso, não é fácil saber quantos dias em média ela vai durar em cada organismo. Porém, “a maioria dos ciclos em adolescentes dura de 21 a 45 dias, com dois a sete dias de sangramento menstrual”.
Entretanto, a ginecologia explica que, nos primeiros dois anos após a menarca, todas as adolescentes do sexo feminino são propensas a ciclos anovulatórios, ou seja, pode haver irregularidade menstrual e sangramento uterino anormal.
Em cada menstruação, uma menina saudável perde, em média, 30 ml de sangue. O limite superior considerado normal é até 80 ml, mas a definição para sangramento menstrual intenso é subjetiva, baseada na percepção da paciente e não na quantificação do volume menstrual. Ou seja, se a menina ou mulher perceber que o fluxo está intenso ou maior do que o de costume, é importante procurar o ginecologista.
Os ciclos ovulatórios se tornam regulares com o aumento da idade da menarca. De acordo com a Dra. Camila, “quanto mais cedo a menina apresentar a menarca, em menos tempo o ciclo se tornará regular”.
São muitas as questões e dúvidas diferentes que surgem a cada ciclo. E uma das mais comuns é sobre os coágulos, parecidos com pequenos “pedaços” de sangue que podem sair durante a menstruação. É normal isso acontecer, mas a bandeira de alerta para sangramento uterino anormal deve aparecer quando os coágulos forem maiores que 2,5 cm. Nesses casos, vale a avaliação do médico.
Para saber se a quantidade de sangramento está dentro ou fora dos padrões, basta fazer uma autoavaliação subjetiva. Responda corretamente: o sangramento interfere nas atividades e/ou na qualidade de vida física, emocional e /ou social?
Se a resposta for NÃO para essas perguntas, vida que segue. Caso algum desses questionamentos tenha SIM como resposta, é preciso orientação médica.
CURIOSIDADES
Você sabia que a prática de atividade física durante a menstruação pode ser benéfica? Isso porque os exercícios diminuem as cólicas, ajudam na sensação de bem-estar e melhoram o humor durante esse período.
Você sabia que é possível engravidar se tiver relações sexuais desprotegidas durante a menstruação? Há possibilidade de gravidez se a relação sem preservativo ocorrer no final da menstruação e o ciclo menstrual for curto.
A menstruação é algo natural do organismo feminino, e não deve ser tratada como tabu. Se a idade média passa e a menstruação não chega, é preciso investigar o motivo desse atraso. Para saber se algo está errado com a menstruação, responda o quiz abaixo:
(___) Você tem mais de 15 anos e ainda não menstruou.
(___) Antes você menstruava regularmente, mas já faz 3 meses que não menstrua.
(___) Houve alterações na frequência, volume ou duração da menstruação.
(___) Aconteceram episódios com saída de coágulos de sangue maiores que 2,5 cm.
(___) Houve sangramento menstrual intenso, que chegou a interferir na qualidade de vida (física, emocional, social e/ou material).
Se você marcou um X em um ou mais dessas afirmações, não tenha receio. Procure seu médico, relate o que aconteceu e peça ajuda para entender melhor o seu ciclo menstrual.