Mulheres com diabetes podem engravidar?

por Feito para Ela

Com o acompanhamento médico e os cuidados adequados, é possível que mulheres com diabetes tenham uma gravidez saudável.

Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde.

O diabetes é uma condição crônica de saúde que requer cuidados diários visando manter o controle da taxa de açúcar no sangue (glicemia). Muitas dúvidas ainda circulam em torno do tema, como esta: será que uma mulher com diabetes pode engravidar?

Com o tratamento médico adequado e individualizado é possível que mulheres com diabetes tipo 1 ou tipo 2 possam engravidar e ter uma gestação saudável. No entanto, os cuidados com a saúde devem começar meses antes da concepção. É recomendável que a mulher não interrompa o método contraceptivo que está usando sem antes conversar com o ginecologista obstetra e fazer um planejamento adequado da gravidez, a fim de minimizar os riscos de malformações, abortos e complicações metabólicas tanto durante o desenvolvimento fetal como após o nascimento do bebê.

“Tudo começa com o bom controle do diabetes, que é fundamental para evitar complicações tanto para a mãe quanto para o bebê”, afirma a médica e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Dra. Solange Travassos. Além disso, é importante investigar a presença de retinopatia diabética (complicações nos olhos), cardiopatias e outras complicações que possam contraindicar a gravidez.

Além dos desafios comuns da gestação, as alterações hormonais da gravidez podem descontrolar o controle glicêmico. Por isso, durante toda a gestação é fundamental monitorar a glicemia com frequência e fazer ajustes na medicação ou no plano alimentar conforme necessário. “Nas primeiras oito semanas, o controle glicêmico fica mais difícil devido à maior resistência à insulina. Já entre a 14ª e a 16ª semanas, ocorre o aumento da sensibilidade à insulina e há maior tendência para episódios de hipoglicemia. Depois disso, a glicemia tende a subir novamente”, explica a Dra. Solange.

Planejar, ajustar e monitorar

Esses três verbos fazem parte do cotidiano da biomédica sanitarista Hianka Reis, de 28 anos, que foi diagnosticada com diabetes tipo 1 em 1997 e está gestando o primeiro filho, Caetano. Ela sempre teve o desejo de ser mãe e conta que se sentiu mais segura para tornar o sonho uma realidade quando conheceu o marido, que a apoia e a auxilia em tudo.

Diagnosticada em 1997 com diabetes tipo 1, a biomédica Hianka Reis está grávida do primeiro filho. (Foto: arquivo pessoal)

Assim, ela planejou a gravidez com bastante cuidado e antecedência. “Quando decidi que queria engravidar, praticamente três anos atrás, comecei lentamente a focar mais na minha saúde e no meu autocuidado. Passei a praticar atividade física com frequência, a me alimentar melhor e fazer acompanhamento com psicóloga. Um ano antes, mudei bastante o meu tratamento. Fui atrás de terapias melhores e de uma equipe de saúde mais experiente. Seis meses antes de engravidar, meu marido e eu fizemos acompanhamento de fertilidade, melhoramos ainda mais a nossa alimentação e exercícios físicos e focamos na saúde mental e física. E aí deu certo”, relata Hianka.

Em novembro, mês dedicado às campanhas de conscientização sobre o diabetes, Hianka estava no sétimo mês de gravidez, muito feliz e na expectativa da chegada do filho. “Minha gestação está saudável e estou só mantendo o que já vinha fazendo há algum tempo, sem grandes transformações”, disse.

Em resumo, o controle rigoroso da glicose no sangue, acompanhamento médico especializado, a assiduidade às consultas de pré-natal com o ginecologista obstetra e uma alimentação saudável e equilibrada minimizam os riscos associados ao diabetes durante a gravidez. “É importante que as mulheres conversem com sua equipe médica e sigam todas as orientações fornecidas. Com essas medidas, é possível realizar o sonho de ter um filho, sem deixar que o diabetes seja um obstáculo para a maternidade”, finaliza a Dra. Solange.

Leia mais:

O que você não deve comer durante a gestação

Ultrassom morfológico e sua enorme importância para a saúde da gestante e do bebê

Como diagnosticar o diabetes gestacional: doença silenciosa e perigosa, mas que tem tratamento

Inscreva-se para receber os conteúdos mais importantes sobre saúde da mulher, bem-estar, empreendedorismo, carreira e muito mais!