Ultrassom morfológico e sua enorme importância para a saúde da gestante e do bebê

por Feito para Ela

Com este exame de imagem o médico pode analisar detalhadamente a anatomia do feto em dois momentos cruciais da gestação para direcionar os melhores cuidados para a mãe e o bebê.

Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde

Um dos exames recomendados para todas as gestantes é o ultrassom morfológico ou ultrassonografia morfológica, que tem como finalidade avaliar minuciosamente a anatomia do feto, buscando detalhes da formação dos órgãos fetais em etapas diferentes da gravidez.

“Todo exame de ultrassom na gestação tem como principais objetivos avaliar a formação e o crescimento fetal, bem como o líquido amniótico e a placenta. As avaliações feitas nos ultrassons morfológicos conseguem de forma detalhada analisar a formação dos órgãos fetais, como cérebro, coração, rins, estômago, extremidades fetais, com uma   qualidade melhor do que quando comparado a outros momentos da gestação”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Adriana Gualda Garrido, presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Brasília (SGOB) e membro da Comissão Nacional Especializada em Ultrassonografia da FEBRASGO.

O exame morfológico deve ser feito em duas ocasiões: no final do primeiro trimestre de gestação, entre 11 e 14 semanas de gravidez, sendo o ideal entre 12 e 13 semanas, e na segunda metade da gestação, entre 22 e 24 semanas.

“No primeiro trimestre de gestação são avaliados principalmente os riscos de alterações cromossômicas e pré-eclâmpsia, enquanto no segundo trimestre, os riscos de parto prematuro. Essas duas avaliações auxiliam o médico a direcionar os cuidados necessários com a gestante e seu bebê”, esclarece a Dra. Adriana.

Ela acrescenta que não é necessário nenhum preparo específico por parte da gestante, mas é extremamente importante ficar atenta aos períodos ideais para realização do exame e não perder a oportunidade de oferecer ao bebê e a si mesma os melhores cuidados preventivos.

O ultrassom morfológico deve ser feito no final do primeiro trimestre de gestação e na segunda metade da gestação.

Há risco de efeitos colaterais?

A gestante pode ficar tranquila, pois não existe risco de efeitos colaterais durante ou após o ultrassom morfológico. “Trata-se de um exame sem radiação, sem efeitos prejudiciais ao feto ou à mãe em qualquer das idades gestacionais. Muito pelo contrário, os exames de ultrassom morfológico podem trazer enormes benefícios para a preservação da saúde do bebê e da mãe, permitindo prever riscos futuros e atuar nos momentos adequados”, afirma Dra. Adriana.

Onde realizar o ultrassom morfológico?

Os ultrassons morfológicos são realizados por um obstetra com conhecimentos de Medicina Fetal e podem ser feitos em laboratórios privados ou públicos. “Esses exames também estão disponíveis no sistema público de saúde, mas vale ressaltar as individualidades de cada região do nosso extenso país, onde nem sempre existem profissionais capacitados e equipamentos para a realização desta avaliação. O ideal é que se invista em capacitação dos profissionais e disponibilidade de equipamentos para um amplo atendimento de todas as gestantes”, finaliza a Dra. Adriana.

Leia também:

Parto normal ou cesáreo: qual a melhor opção?

Por que a libido pode diminuir durante a gestação?

Inscreva-se para receber os conteúdos mais importantes sobre saúde da mulher, bem-estar, empreendedorismo, carreira e muito mais!