Por que a libido pode diminuir durante a gestação?

por Feito para Ela

O desejo sexual muda ao longo de todo o período gestacional e sentir mais ou menos vontade depende de cada mulher.

Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde.

Geralmente, a gravidez é uma fase repleta de boas expectativas, mas também pode ser marcada por dúvidas e preocupações. Durante a gravidez, por exemplo, podem ocorrer mudanças na libido ou no desejo sexual, provocando na mulher um certo receio em relação à sua sexualidade. Será que é normal ter menos apetite sexual nesse período? Será que a libido volta depois do parto? É seguro fazer sexo durante a gestação?

Se essas dúvidas já passaram pela sua cabeça, fique tranquila, pois está tudo dentro da normalidade. De acordo com a ginecologista Dra. Andréa Rufino, professora de Ginecologia da Universidade Estadual do Piauí e membro da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Sexologia da FEBRASGO, a diminuição da libido pode acontecer ao longo de toda a gestação, mas é no primeiro e terceiro trimestres que os relatos de desejo sexual diminuído são mais frequentes. “Medo de machucar o bebê, de abortar, de parto prematuro, de sentir dor são preocupações frequentes dos casais”, expõe.

Dra. Andréa afirma que é comum a mulher gestante ficar mais voltada para a experiência da maternidade do que para as práticas sexuais. “Afinal, a gestação muda o corpo, as emoções e o relacionamento conjugal. Novos papéis familiares são ensaiados com a chegada da gestação, o que mobiliza a libido para toda essa vivência. O erotismo vivenciado antes da gestação frequentemente dá lugar aos cuidados com a maternidade”, explica.

Ela acrescenta que muitos parceiros também se sentem desmotivados para a prática sexual, enxergando a mulher como mãe, visão que conflitua com a mulher erotizada.

Manter relação sexual durante a gestação é uma escolha do casal.

Mas há mulheres que sentem vontade de fazer sexo durante a gravidez e, nesse caso, a dúvida é: será que é seguro?

A ginecologista explica que sim. “Em gestações com evolução normal, manter práticas sexuais é seguro tanto para a mãe, quanto para o bebê. Em geral, a prática sexual penetrativa é contraindicada em situações de ameaça de aborto, de parto prematuro, de sangramentos e de perda de líquido amniótico”.

O orgasmo pode provocar contrações?

Dra. Andréa esclarece que as contrações uterinas que ocorrem durante o orgasmo são de intensidade baixa e insuficientes para oferecer riscos para aborto ou parto prematuro. Ou seja, é possível fazer sexo e sentir prazer sem prejudicar o bebê.

Como estimular a libido durante a gestação?

Se você está se fazendo esta pergunta é porque já compreendeu que é possível ter relação sexual mesmo estando grávida. Uma forma de estimular o prazer é começar observando a própria libido e responder as seguintes perguntas: como você se sente em relação ao seu corpo? Quais crenças ou conflitos você carrega sobre a dualidade mulher erótica e mulher mãe?

Dra. Andréa orienta: “Um passo importante para liberar a libido é cultivar a mulher erótica que você é, permitindo que ela exista dentro da experiência da maternidade. Não deixe que as práticas sexuais fiquem reduzidas à penetração vaginal. Explore todas as possibilidades de prazer com toques, carícias e masturbação a dois”.

O diálogo e a compreensão são elementos fundamentais na relação conjugal sobretudo durante a gestação. 

A libido retorna ao normal após o parto?

O pós-parto imediato é um momento crítico para a libido feminina. Os hormônios femininos estão baixos e a prolactina (hormônio da amamentação) fica elevada, resultando em falta de libido, de lubrificação e de prazer. “As mudanças hormonais e corporais favorecem a amamentação e a libido se volta para os cuidados com o bebê. Os novos papéis familiares, a privação de sono, o cansaço, o medo de sentir dor, a divisão desigual de tarefas em casa, a falta de rede de apoio são motivos de sobra para que a libido feminina para o sexo fique baixa no puerpério. Neste contexto, a libido pode levar de 6 meses a 1 ano para retornar após o parto”, esclarece a ginecologista.

Por isso, o diálogo e a compreensão são elementos fundamentais na relação conjugal. O ideal é colocar este assunto em pauta durante o planejamento da gestação. Dra. Andréa recomenda alguns cuidados:

  • Converse com seu parceiro ou sua parceira sobre como você gosta de ser seduzida e conquistada;
  • Mantenha um diálogo aberto com ele/ela sobre sexualidade e como cada um se sente na perspectiva de uma gestação;
  • Aceite que a libido vai se modificar ao longo da vida. Haverá períodos em que a libido estará mais elevada e outros em que ela estará diminuída e está tudo bem;
  • Entenda que a flutuação da libido não deve colocar o relacionamento em risco;
  • Viva sua vida sexual de forma plena e feliz.

Leia mais:

Hepatites virais na gravidez: 6 cuidados importantes para proteger a saúde da mulher e do bebê

Depressão pós-parto: como reconhecer os sintomas e superar este quadro grave

Inscreva-se para receber os conteúdos mais importantes sobre saúde da mulher, bem-estar, empreendedorismo, carreira e muito mais!