Dica de livros de mulher para mulher

por Feito para Ela

A convite do Feito Para Ela, leitoras recomendam 05 obras que podem agregar muito na sua vida.

Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde

Ler é muito mais do que abrir um livro para passar o tempo. Quem lê abre a mente, descobre novas formas de pensar ou de encarar o mundo e aprende a partir das experiências e conhecimentos de outras pessoas.

Outro benefício da leitura é a oportunidade de fortalecer a saúde mental, se conectar com histórias diferentes da sua, ao mesmo tempo em que se desconecta das pressões do dia a dia.

Pensando nisso, convidamos algumas mulheres para compartilhar suas dicas de livros preferidos. Confira essa seleção especial:

Livro: Faça Acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar
Autora: Sheryl Sandberg
Editora: Companhia das Letras
Quem indica: Ters Pinheiro, fundadora do Construindo Conexões (@construindoconexoes), uma confraria de mulheres que se reúnem para conversar sobre autoestima, família, empreendedorismo e e outros assuntos em comum.

Por que indica: “Esse livro me trouxe alguns insights para superar desafios profissionais, além de reflexões sobre a autoexigência que nós mulheres fazemos. Acredito que quando uma mulher ganha espaço, todas nós estamos ganhando. A trajetória da Sheryl me gerou um sentimento de que eu posso alcançar o meu lugar”, diz Ters.

Livro: Como se encontrar na escrita
Autora: Ana Holanda
Editora: Rocco
Quem indica: Monica Cussi, jornalista (@criativamoni)

Por que indica: “Minha filha me presenteou com este no meu aniversário, porque sabe a importância da escrita na minha vida. É um livro leve, que traz desperta a escrita afetuosa. Serve para escritores que querem sair das amarras das técnicas infalíveis ou para qualquer pessoa que quer sair das próprias amarras. Dentro do livro há uns desenhos que resolvi colorir. Leio com calma. Volto. Releio. Grifo. E me divirto”, conta Monica.

Livro: Vença a síndrome do degrau quebrado
Autora: Monique Stony
Editora: Gente
Quem indica: a própria autora, que é psicóloga e tem 15 anos de experiência na área de recursos humanos (@maesnalideranca)

Por que indica: Lançado em 2023, o livro é resultado de uma série de questões que sempre incomodaram a autora, como a desigualdade salarial e os sonhos interrompidos quando a maternidade chega.  Segundo ela, quando se tornam mães, metade das mulheres tem seus sonhos profissionais interrompidos. “Claramente existe um degrau quebrado na trajetória de ascensão profissional que impede a mulher de chegar ao topo das organizações. Mas a quebra de paradigma acontece quando você entende que não precisa escolher. É possível desempenhar diversos papéis”. 

Livro: 100 maratonas: muito mais do que correr, uma missão de vida
Autor: Emerson Bisan
Editora: Momento Saúde
Quem indica: Martha Amodio, nutricionista (@nutrimarthaamodio)

Por que indica: O livro conta a história de vida do ultramaratonista que realizou um feito inédito: foi o primeiro atleta com diabetes tipo 1 a completar 100 maratonas. Apesar disso, os capítulos desta obra destacam muitas mulheres que foram importantes na vida dele: a mãe, a esposa, as filhas, as irmãs e as alunas de corrida, entre elas uma que correu a maratona da Muralha da China depois de vivenciar grandes perdas. “A leitura é leve, deliciosa e você nem vê o tempo passar. Com este livro aprendi que o amor pode ser a nossa grande inspiração de vida”, disse Martha, que tem uma filha com diabetes tipo 1.

Livro: O perigo de uma história única
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Quem indica: Letícia Martins, jornalista (@leticiamartinsjornalista)

Por que indica: “Várias frases e reflexões deste curto livro de apenas 64 páginas ressoam na minha mente até hoje, doze meses após a leitura. Ele nos convida à cautela todas as vezes que ouvimos apenas a versão de uma história, seja ela de cunho pessoal ou profissional. É lição atrás de lição.”

Inscreva-se para receber os conteúdos mais importantes sobre saúde da mulher, bem-estar, empreendedorismo, carreira e muito mais!