Em linguagem acessível, guia explica as 20 principais dúvidas sobre as mudanças que acontecem no organismo feminino a partir dos 40 anos.
A menopausa é um marco importante na vida da mulher, pois representa o fim da menstruação e do período reprodutivo. Até chegar na menopausa, a mulher passa pelo climatério, que ocorre entre 40 e 65 anos e é marcado por uma série de mudanças hormonais e físicas que podem afetar a saúde cardiovascular, metabólica e óssea da mulher. Vale destacar que o climatério é o período que precede e ultrapassa a idade da menopausa.
Até 2025, mais de 1,1 bilhão de mulheres no mundo estarão na pós-menopausa, o que representa cerca de 12% da população global. No Brasil, em 2024, estima-se que 30 milhões de mulheres estejam vivendo essa fase.
Para ajudar todas elas a entenderem melhor esse período, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o Feito Para Ela, o Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DCM/SBC) e a Sociedade Interamericana de Cardiologia (SIAC) elaboraram a “Diretriz sobre a Saúde Cardiovascular no Climatério e na Menopausa”, um guia em linguagem acessível, com informações claras e baseadas em evidências científicas para uma vida saudável.
O manual traz 20 respostas para as principais dúvidas das mulheres sobre menopausa e será lançado no dia 02 de dezembro, às 19h, durante live nas redes sociais da Febrasgo e do Feito Para Ela (saiba mais informações sobre a live no final do texto).
“Com linguagem acessível, esse manual tem como objetivo oferecer informações claras, baseadas em evidências científicas, para ajudar as mulheres a compreenderem melhor os desafios do climatério e da menopausa e a adotarem cuidados essenciais para uma vida saudável”, declarou a Dra. Maria Celeste Osório Wender, presidente da Febrasgo.
A Dra. Marta Finotti, coordenadora do Feito Para Ela e do Núcleo Feminino da Febrasgo, acrescenta: “Escrito por uma equipe de especialistas, o manual oferece respostas às dúvidas mais comuns para as mulheres que estão enfrentando os desafios desta nova fase, e aborda desde as questões hormonais e os sintomas típicos até as formas de prevenção e tratamento para manter a saúde cardiovascular e mental.”
Mesmo com a divulgação do documento, que pode ser acessado aqui, a Febrasgo ressalta a importância do acompanhamento médico com um profissional de confiança, além das recomendações de autocuidado, como adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e controle do estresse.
O manual também orienta sobre os riscos de doenças crônicas e como o uso de medicamentos e terapias hormonais pode ser uma estratégia importante para minimizar os impactos da menopausa no corpo.
Nova fase = novos cuidados
No climatério, há aumento do risco de doenças crônicas, como as do coração, diabetes, osteoporose e câncer. Além disso, sintomas como ondas de calor (fogachos), suores noturnos, insônia, fadiga, alterações no humor e secura vaginal são comuns, o que pode prejudicar a qualidade de vida.
Por isso, a avaliação clínica e o acompanhamento médico são imprescindíveis, e devem incluir exames simples, porém importantes, como aferição de pressão arterial, níveis de colesterol, histórico familiar e de comorbidades pré-existentes.
A transição do período reprodutivo para a menopausa pode ser desafiadora, principalmente ao se levar em conta que muitas mulheres passam por essa fase em um momento de grandes transformações pessoais: quando os filhos se tornam mais independentes, quando há a perda de parentes, dificuldade nos relacionamentos e o enfrentamento de seus próprios problemas de saúde, que muitas vezes requerem cuidados especiais.
Esses pontos merecem atenção, já que podem aumentar a pressão emocional e, consequentemente, podem resultar em transtornos, como ansiedade e depressão.
A menopausa é uma fase natural da vida da mulher, mas não deve ser encarada como algo que precisa ser suportado sem cuidados. As mulheres apenas precisam entender melhor as transformações que acontecem em seus corpos e buscar soluções para lidar com os sintomas e as possíveis complicações de saúde.
PARA BAIXAR O MANUAL
Clique aqui para baixar a diretriz sobre a saúde cardiovascular no climatério e na menopausa
Sobre a live Ela Talks
Tema: Saúde na menopausa: proteja seu coração
Data: 02/12/2024 (2ª feira)
Horário: às 19h
Onde assistir:
Youtube Febrasgo
Youtube Feito para Ela
Facebook Febrasgo