Check List da viagem segura

por Feito para Ela
Mala, carro, hospedagem… confira algumas dicas para que corra tudo bem com você e sua família durante as merecidas férias

Fim de ano chegando, período de férias e aquela vontade de sair de casa para conhecer novos lugares. Pois é, com a pandemia da Covid-19 as viagens ficaram por muito tempo em segundo plano, mas a expectativa agora, com o avanço da vacinação, é a retomada dos deslocamentos – respeitando, claro, as medidas de proteção como uso de máscara e álcool em gel, além de evitar aglomerações.

Mas não é só a preocupação com o coronavírus que deve fazer parte do planejamento para o período. Afinal, férias seguras exigem alguns cuidados. Por isso, nós preparamos esse check-list para você e sua família evitarem dores de cabeça e curtirem o melhor desse momento. Afinal, você merece!

Veja as dicas:

Hospedagem

Antes de agendar as diárias do hotel, pousada ou hostel, certifique-se que o lugar é de confiança. Busque sites como Airbnb e Booking, e leia as avaliações de outros viajantes. É importante que o empreendimento tenha um site com informações sobre:

  • Acomodações, tamanho dos quartos, quantidade de camas ou beliches, itens de cama e banho;
  • Qualidade dos banheiros, tanto suíte quanto coletivos;
  • Disponibilidade de refeitório próprio ou indicação de restaurante nas proximidades;
    Acesso à internet;
  • Atendimento e suporte do proprietário, caseiros ou funcionários da recepção;
  • Disponibilidade de tomadas dentro das acomodações. Afinal, você não vai querer ficar sem bateria no smartphone e perder a oportunidade de fazer fotos e até falar com amigos e familiares.

É imprescindível que o site forneça fotos, descrição e contato com o gerente ou proprietário da hospedagem.

Carro

O lugar da viagem dos sonhos pode ser longe ou mesmo na cidade vizinha à sua. Nem por isso você deve esquecer que seu carro também precisa se preparar antes de pegar a estrada.

  • Faça a revisão dos freios e demais equipamentos de segurança básica, como faróis, nível da água e óleo. Procure uma oficina ou concessionária para garantir que tudo esteja em ordem;
  • Verifique a vida útil dos pneus, calibragem, inclusive o estepe. Nada de pneu ‘careca, hein?!
  • Os pneus precisam estar em boas condições de aderência, sobretudo em pistas molhadas e chuva.
  • Avalie também o estado dos limpadores de para-brisa, dianteiro e traseiro (se houver).
  • Nos veículos flex, o ideal é que o reservatório destinado para gasolina não esteja vazio. Caso isso aconteça, seu carro pode ter dificuldades para ligar em regiões onde a temperatura é muito baixa.

Casa

Tudo bem, depois de quase dois anos trancada dentro de casa, ter a oportunidade de se livrar do quarto, sala ou cantinho de home office está fazendo você roer as unhas. Mas não se esqueça de que você terá que retornar ao seu lar. Por isso, deixe tudo certinho para que sua casa não sofra as consequências da solidão:

  • Apague todas as luzes antes de sair de casa;
  • Sabe aquele vizinho, familiar ou amigo de extrema confiança? Avise a ele ou ela sobre quanto tempo ficará fora. Se você mora em apartamento ou condomínio, fale com o porteiro ou síndico. Para pessoas de maior confiança, deixe o contato da pousada ou lugar onde você vai se hospedar para uma eventual urgência;
  • Dê uma olhadinha na geladeira. Muitas vezes a gente sai de casa e deixa comida pronta na refrigeração. Para evitar que o alimento estrague e contamine os demais, faça uma limpeza e organize o armazenamento do freezer, refrigerador, gavetas e demais compartimentos;
  • Tire todos os eletrodomésticos (menos a geladeira, claro) da tomada. Inclusive o roteador de internet.

Mala

Antes de encher a mala de coisas, faça uma lista do que realmente é essencial para o tipo de viagem que vai fazer. Abuse das máscaras, não esqueça o álcool em gel e itens de higiene pessoal. Para evitar carregar peso desnecessário, veja o que é possível comprar ou alugar no local para onde está indo.

Tudo ok? Então, pé na estrada!

Confira se tudo está certinho, reveja a lista de dicas ao menos duas vezes para que, de fato, você e sua família tenham uma viagem segura.

Além disso, não se esqueça que a Covid-19 ainda está em circulação. É importante, portanto, avaliar como está a situação da pandemia no lugar para onde você está indo. Procure informações no site da prefeitura e órgãos de imprensa confiáveis. Mantenha os hábitos de distanciamento das aglomerações e higienização das mãos.

Uma viagem segura significa sossego na ida, durante o passeio e, principalmente no retorno para o lar. Daí, é só curtir as lembranças e se preparar para o próximo roteiro!

Veja Também

Deixe um Comentário

Inscreva-se para receber os conteúdos mais importantes sobre saúde da mulher, bem-estar, empreendedorismo, carreira e muito mais!