Desvendando os segredos da primeira consulta ginecológica

por Feito para Ela

Confira 08 perguntas e respostas muito comuns sobre a primeira ida da adolescente ao ginecologista e como tornar esse momento um marco positivo para ela.

Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde

A adolescência é uma fase repleta de descobertas, algumas prazerosas e outras nem tanto, mas todas com potencial de marcar a vida da menina para sempre. Por isso, é importante que a primeira visita ao ginecologista seja uma experiência positiva para a adolescente e que ela se sinta confortável e segura no consultório, sabendo que o ginecologista é um profissional capacitado que está ali para apoiá-la e responder todas as suas dúvidas.

“A consulta de uma adolescente saudável tem por objetivo estabelecer a relação médico-paciente e criar um vínculo. Na primeira consulta, a adolescente pode ou não gostar do profissional e terá tempo de escolher aquele médico ou médica que ela se sinta à vontade”, declarou a ginecologista Dra. Marta Francis Benevides Rehme, presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) em Ginecologia Infantopuberal da FEBRASGO e professora do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A seguir, ela esclarece as dúvidas mais comuns sobre adolescência e consulta ginecológica:

A partir dos 12 anos de idade, meninas podem entrar desacompanhadas na consulta ginecológica.

Qual é a idade ideal para a primeira consulta ginecológica?

A idade ideal para que a menina conheça o ginecologista é por volta dos 9 ou 10 anos, quando a mãe observar o aparecimento dos sinais da puberdade: botão mamário (um ligeiro inchaço nos seios que pode deixá-los mais sensíveis e doloridos) e pilificação pubiana e axilar, isto é, pelos na região íntima e nas axilas. Essa é uma consulta de rotina para que o ginecologista possa acompanhar a menina até a menarca, que é a primeira menstruação e ocorre geralmente entre 11 e 12 anos.

O que acontece se a adolescente não foi se consultar nessa idade de 9 a 10 anos?

Se a menina não foi ao médico, mas passou bem e menstruou pela primeira vez na idade habitual, ela pode ir ao ginecologista nos primeiros dois anos após a menarca. Nessa consulta ela irá receber orientações importantes sobre a variação do ciclo menstrual, cólicas, cuidados com a higiene e com a utilização de absorventes internos ou coletores menstruais.

Porém, se ela chegou à idade de 13-14 anos e ainda não desenvolveu as mamas e não teve menarca, o ginecologista deve avaliar se este atraso puberal é constitucional ou secundário a uma situação específica, por exemplo, se ela pratica algum esporte de alta performance, se está passando por um distúrbio alimentar ou, ainda, se é portadora de alguma doença genética que ocasiona a alteração hormonal.

O que a mãe pode fazer para a primeira consulta ginecológica da vida dela seja bem-sucedida?

  • Em primeiro lugar, não marcar a consulta sem conversar previamente com a filha.
  • Nesta conversa prévia, explicar que é uma consulta de rotina e que a privacidade dela será respeitada, ou seja, se ela quiser entrar sozinha ela pode. Meninas a partir dos 12 anos são consideradas adolescentes, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, e podem entrar desacompanhadas na consulta se assim desejarem.
  • A participação dos pais é bem-vinda, mas é importante que a menina tenha um momento de privacidade. Por essa razão, a consulta pode ser feita em dois tempos: um com a adolescente sozinha e depois com a presença da mãe ou responsável para detalhes de informações.
  • Importante que os pais e a própria adolescente saibam que o sigilo das informações reveladas na consulta será preservado, de acordo com o código de ética médica.

Como a menina deve se preparar?

Uma dica importante é levar as dúvidas anotadas em um papel ou no celular, para não esquecer de fazê-las ao ginecologista. Ter o histórico menstrual registrado também ajuda.

O que acontece durante a primeira consulta ginecológica?

Primeiramente, o ginecologista realiza a anamnese, que é a coleta de informações relevantes sobre a paciente e sua família. O exame das adolescentes virgens se resume em:

  • Exame físico: medida de pressão arterial, estatura e peso
  • Avaliação das mamas
  • Somente se a paciente permitir, exame de inspeção dos genitais externos: vulva, introito (abertura da vagina) e aspecto do hímen).

Quais são as principais informações que o médico passa durante essa consulta?

A consulta ginecológica é um momento de grande aprendizado para as meninas conhecimento de seu corpo. Na ocasião, o médico deve:

  • Informar se os dados do exame clínico estão dentro dos parâmetros normais;
  • Conversar sobre o ciclo menstrual: o que se espera nos primeiros anos que sucedem a menarca e os sinais de uma irregularidade menstrual;
  • Explicar o que causa a cólica menstrual e como tratá-la;
  • Colocar-se à disposição para orientar sobre anticoncepção e infecções sexualmente transmissíveis.

Quais são as perguntas comuns que o médico faz na primeira consulta?

  • Perguntas gerais: motivo da consulta, condições e hábitos de vida, medicamento utilizados, histórico familiar, histórico vacinal.
  • Perguntas específicas: idade da menarca, aspecto do ciclo menstrual (intervalo, frequência, duração, quantidade), presença de sintomas menstruais, como cólica e tensão pré-menstrual (TPM) e questões sobre a vida sexual. Esta abordagem é feita num momento de privacidade.

Depois da primeira, quando devem ser as próximas consultas ginecológicas?

O intervalo de tempo varia conforme a paciente, mas recomenda-se pelo menos uma vez ao ano. No caso das meninas que já utilizam métodos contraceptivos, o ideal seria se consultar a cada seis meses para que o ginecologista possa avaliar se o uso está correto.

Leia mais:

Gravidez na adolescência

ISTs desafiam saúde das adolescentes

Inscreva-se para receber os conteúdos mais importantes sobre saúde da mulher, bem-estar, empreendedorismo, carreira e muito mais!